quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pão caseiro uma experiência prazerosa


Adoro pão quentinho, feito na hora, com uma casca bem crocante! Sempre me falaram que não dava certo fazer em casa, um pão crocante, como os das padarias. Meu paladar está muito exigente e não estou muito contente com o pão que ando comprando por aí... Então resolvi experimentar. Para minha surpresa o resultado foi maravilhoso, pão cascudo por fora, bem crocante e dentro o miolo muito saboroso. Fiz três versões: a primeira dentro de uma forma e os outros dois tipo baguete, vejam a foto dos meus pães!!



Receita do livro maravilhoso que minha amiga Flávia me presenteou: LE CORDON BLEU: TODAS AS TÉCNICAS CULINÁRIAS

PÃO BRANCO BÁSICO
INGREDIENTES:
15gr de fermento fresco ou 1 colher de sopa de fermento seco
450ml de água morna
750gr de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de açúcar (não está na receita)

O MEU MODO DE FAZER:
Preparei o fermento. Na receita só diz para preparar o fermento. Sempre que trabalho com fermento biológico eu faço assim: 1 colher de chá de açúcar com uma parte da água morna, misture bem e deixe criar bolhas. Na batedeira planetária com a raquete, coloque ¾ da farinha acrescente o fermento e mexa até misturar tudo. Troque a raquete pelo gancho, junte o resto da farinha com o resto da água e o sal. Bata até desgrudar da batedeira. Retire da batedeira sove a massa com a mão mais um pouco, aproximadamente uns 5 minutos. Coloque a massa numa bacia grande e deixe descansar de 1 a 2 horas ou até ela dobrar de volume. Sove a massa mais um pouco, cubra e deixe descansar mais 5 minutos. Faça o formato que desejar, coloque na assadeira, cubra e deixe descansar mais 45 minutos. Assar em forno bem quente 220°C por 20 minutos e baixe para 180°C por mais 15 minutos. Sempre me falaram que os fornos das padarias assam num forno com vapor. Como não tenho forno de padaria, substitui o vapor por uma pequena assadeira com água.

Certifique que o pão ficou bem cozido. Tire o pão da forma ou da assadeira e segure com um pano. Bata com os dedos, se o pão estiver totalmente assado, terá um som oco. Se não, leve ao forno mais 5 minutos. A foto abaixo é do meu pão cortado ao meio para vocês verem como ficou o miolo e a casquinha bem crocante!!
 
Confesso que ainda tenho que melhorar, mas para a primeira experiência ficou maravilhoso. Fiquei tão animada que irei postar as minhas próximas experiências...
Vou fazer o pão com o meu próprio Levain. Aguardem...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sorvete de Goiaba

Nesses dias de calor intenso
a dica é saborear um sorvete
refrescante e leve!
Quer aprender?
 
 
 

Sorvete de Goiaba
Ingredientes:

06 goiabas maduras
03 iogurte natural grego
açúcar ou adoçante a gosto
 

Modo de fazer:

Retire a casca de todas as goiabas. Coloque numa panela com um pouco de água e açúcar e deixe cozinhar até ficar bem cozida. Deixe esfriar  e coloque tudo na geladeira. Depois de gelada, peneire a calda e bata as goiabas no liquidificador. Passe tudo por uma peneira fina para o sorvete ficar cremoso, sem nenhum caroço. Acrescente o iogurte, prove se precisa de mais açúcar. Se tiver uma sorveteira melhor, coloque a massa na sorveteria e deixe ligada por 15 a 20 minutos. A sorveteira ajuda a obter um sorvete cremoso sem cristais de gelo. Depois de batido, coloque tudo num recipiente e deixe no freezer por 2 horas.
RENDIMENTO: servem 4 pessoas.